segunda-feira, 24 de maio de 2021

MAMÃES E BEBÊS DO MAMA ÁFRICA - SEGUNDA PARTE

O projeto Mama África dialogou com 20 mamães e seus bebês.


Essa lindeza na foto é a Rainha Ludmilla Debesy e a princesa Lara Omo-Obá Debesy.

Vejam que lindo esse relato: "O espetáculo Yèyé é uma linda aula-show de cultura e ancestralidade, pude conhecer um pouco mais das histórias das Yabás, criação e forma do mundo, com muito encantamento".

Essas cheias de pose na foto são  a Rainha Aline Nepomuceno e a princesa Aiyra Dandara Nepomuceno.

Fomos presenteadas com esse relato de Aline feito em versos:
"Avó que conta,
A mãe que nasce junto com o filho (a)
Yeyé é acalanto na alma,
Exaltação da linha materna,
É minha filha
Sou Eu,
Minha mãe,
Minha vó...
É sabedoria Ancestral!"


Essa lindeza na foto é  a Rainha Viviana Schames e o príncipe Ben Schames Caramori.

"Desde que conheci a Josy @acostajosi no curso de teatro na UFRGS pude perceber sua integridade, ela se aprofundava nos que se propunha a estudar e sempre teve uma presença marcante, forte, cativante e muito posicionada de acordo com seus valores. Todas essas características, me fizeram admirá-la imensamente.

Quando eu e o Ben fomos selecionados para participar mais de perto deste processo, como público e como sujeitos na troca com outras mulheres mães e seus pequenos filhotes, neste momento único, que é viver em uma pandemia, eu não sabia bem sobre o que tratava o trabalho, mas tinha certeza de que ia ser forte, como a Josy é em essência. Um trabalho artístico vindo dela sempre vai me bater de uma maneira profunda.

No primeiro encontro com as outras mulheres, cada uma de uma realidade, cidade, momentos diferentes do puerpério, pude constatar que todas tinham muito em comum, principalmente essa solidão nessa fase da vida. Esse abandono por parte da sociedade a mulheres como nós. Vi mulheres que perderam seus empregos por estarem no puerpério. Inclusive eu nem cheguei a colocar isso, mas eu trabalhava em uma Companhia de Teatro fazendo teatro para bebês e seus acompanhantes,que é um ambiente mais arejado e a gente pensa que vai haver um outro tipo de acolhimento e entendimento dessa fase de puerpério e da maternidade, até porque a temática do trabalho era essa, e eu fui excluída dos projeto porque eu "não ia dar conta". Esse foi um motivo pelo qual eu saí da minha cidade natal, e vim me isolar e refugiar em um lugar tranquilo. Que bom que pude fazer isso e encontrar novas parcerias por aqui."


Quanta alegria nessa imagem da Rainha Mayura e da princesa Aimée Antunes de Matos.

Mayura nos disse: "Yèyé me chamou atenção para os detalhes potentes do ser/estar mãe, ser artista e ter a cria junto, isso tudo sendo colorido! Obrigada" 🙌🏾"


Olha só o charme da Rainha Taisa e da princesa Karen. 

Questionada sobre o espetáculo, ela nos disse: "Espetacular!  Me fez pensar muito, principalmente o começo (surgimento) do ser humano. Pensar enquanto ser. Muito bem produzido. Participaria novamente desse lindo projeto. Desejo contar  mais histórias para Karen, me tocou quanto a importância da continuação e contribuição cultural pra o futuro dos nossos filhos."


Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.
@funceboficial

#premiodasartesjorgeportugal #programaaldirblancbahia #culturaquemovimenta #𝘱𝘳𝘦𝘧𝘦𝘳𝘪𝘢𝘥𝘰𝘯𝘢𝘧𝘰𝘭𝘭𝘰𝘸 #teatronegro #teatrobaiano #mulhernegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário