terça-feira, 9 de março de 2021

QUEM FAZ O MAMA ÁFRICA - NEGRIZU

 Conheça um pouco mais sobre Negrizu, preparador corporal do projeto Mama África



Bailarino, ator, Mestre Griot da tradição oral e instrutor de técnicas artísticas. Com formação autodidata em artes cênicas e técnicas corporais, concluiu o ensino médio e estudou a dança moderna e a dança afro contemporânea nos cursos de extensão da Escola de Musica e Artes Cênicas - EMAC/UFBA. Mestre Griot da tradição oral do ponto de cultura Espaço Cultural Pierre Verger, no projeto Ação Griot, do MINC.

Dirigiu o grupo de dança do bloco afro Ylê Aiyê e o grupo Deuses em Transe sob a coordenação de Gilberto Gil, com apresentações na França e Inglaterra. Atualmente é destaque do Bloco Afro Olodum, onde presta serviços como arte educador e coreógrafo.

Integrou por mais de 10 anos a Banda Ilú Batá, vinculada ao departamento de dança da UFBA e coordenada pelo professor e bailarino americano Clyde Morgan, apresentando-se em Festivais, Feiras de Cultura e Ciclos de Dança em varias capitais do Brasil.

Integrou a comitiva artística que viajou a África passando por países como Costa do Marfim, Togo e Benin na companhia de pesquisadores incluindo o antropólogo Pierre Verger. Interagiu com os bailarinos do balé nacional do Benin, o antigo Dahomé.

Ministrou workshop sobre a dança afro contemporâneo em varias capitais do Brasil e da Europa. E aulas no III Encontro de Arte Negra do departamento de Dança da UFBA.

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário