terça-feira, 9 de março de 2021

DIA DA MULHER

 


Logo que todos os orixás chegaram à terra organizavam reuniões e as mulheres não podiam participar. Oxum, revoltada por ficar de fora, resolveu mostrar seu poder e sua importância. Tornou estéreis todas as mulheres, secou fontes, deixou a terra infecunda. Sem opção, os orixás, foram obrigados a permitir que Oxum participasse das reuniões e tivesse o poder sobre as decisões. Imediatamente as mulheres tornaram-se fecundas e todos os projetos obtiveram resultados positivos. Nesse conto Oxum nos ensina a ver para além das brechas do navio. Organizando e reorganizando, em combate a um estado que nunca nos foi favorável.

A voz de Oxum está ecoando, ela nos convida a ação, a lutar por nossos direitos. Qualquer avanço adquirido por mulheres negras nunca será um avanço individual, nosso avanço é a transgressão de toda uma sociedade. Comemoremos o dia de hoje pelas conquistas das nossas ancestrais, pela nossa conquista e a conquista das nossas sucessoras. Nossa homenagem neste dia internacional da Mulher a Vovó Cici, Josy Acosta, Karla Koimbra, Maisha Bárbara, Francine Cardoso, Bruna Immich, Amanda Nascimento e Iele Portugal, algumas das Mulheres que fazem o Mama África acontecer.

Este projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário